o mosal

O MOSAL é um coletivo formado por pessoas e entidades de Florianópolis cujo objetivo é influir nas políticas públicas de saneamento básico, assim como promover a conscientização dos cidadãos através de ações e oficinas.
SANEAMENTO DESCENTRALIZADO
ESGOTAMENTO SANITÁRIO

RESÍDUOS SÓLIDOS

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Novidade para o bem ou para o mal?


Segundo notícia divulgada na grande mídia, a ser conferida abaixo, os avanços tecnológicos encontram novos caminhos para dar conta dos resíduos hospitalares que representam um grande problema: não podem ser encaminhados aos aterros, que tem seus dias contados ( ou anos???), assim como também causam poluição altamente tóxica, caso sejam incinerados - lembrando a conquista do povo de Laguna, no último mês de janeiro, que conseguiu que a incineração do lixo hospitalar fosse cessada na cidade por ordem da justiça.
Bem, o novo equipamento Newster 10, da empresa italiana Newster SRL, apresentado ontem em Curitiba, está sendo anunciado sob a promessa de transformar o lixo hospitalar em lixo comum, trazendo benefícios ambientais e financeiros.
Contudo, quando li que a empresa fabricante era a Itália e que a sugestão era a de que o resíduo resultante poderia ser direcionado aos aterros sanitários e incineradores, não pude deixar de questionar..não a capacidade da máquina, mas a aparentemente inofensiva sugestão de se fazer uso do incinerador ou aterro sanitário. 
Lembrei-me da luta de uma crescente parcela da população italiana, que já está escrevendo história na questão do LIXO ZERO, que derrotou o projeto de instalação de quatro incineradores naquele país, e que está, às custas de um duro e contínuo trabalho,esvaziando os aterros sanitários, para desespero do Berlusconi e dos empresários do lixo...
Lebre levantada, pesquisei na internet sobre o produto e levantei dados divulgados pela própria empresa italiana que produz o equipamento. Observei que apenas QUATRO (4 ) países, além da Rússia, e agora o Brasil, adquiriram ou  instalaram o equipamento como alternativa para dar uma solução ao problema do lixo hospitalar.  
Os países que estabeleceram vínculos ( durante o ano de 2010) com a empresa italiana Newster SRL que produz o equipamento Newser 10, sob comemorações de ser esta uma alternativa inteligente à solução de um antigo problema, são os que se seguem: Romenia ( Ministério da Saúde com auxílio do Banco Mundial, adquiriu 9 esterelizadores Newster 10), Egito ( instalou 6 máquinas em hospitais da Universidade de Mansoura, chegando a um total de 9 máquinas no país), China ( onde apresentaram o produto NA Expo 2010 em Shangai) e finalmente, o Paraguai ( com 2 equipamentos em funcionamento). Quem encontrar maiores informações, por gentileza, nos comunique!
Pode bem ser que esse equipamento tenha grande valor, mas diante do contexto mundial da produção e destinação do lixo e da maneira viciada e libidinosa como o Brasil se coloca no cenário dos países consumidores de tecnologias e produtos indesejáveis ou utilizados de maneira indesejável, não consigo deixar de sugerir que antes que se comemore a chegada desse equipamento, dito, tão eficiente, que nos perguntemos se ele não será mais uma peça a ser vendida ao mercado tupiniquim para aquecer, às custas de nossa saúde e meio ambiente, os negócios dos empresários do lixo, que terão mais um motivo para defender a abertura de mais incineradores no país.
Vale alertar também para a questão do direcionamento de resíduos para a queima com base no waste-to-energy ( do lixo à energia). Cito aqui a Dinamarca, onde são altas as taxas de reciclagem e a transformação de lixo em energia se restringe a materiais que não podem ser reciclados, e que tem desenvolvido incineradores especiais, equipados com toda sorte de filtros, que permitem que esse país faça escola na questão do manejo de resíduos. Por outro lado, contudo, sabemos que os empresários do lixo no Brasil não querem perder seu filão e o OK para a queima de lixo tendo a produção de combustível como fachada, ao invés de ser um elemento a ser composto com uma política séria de reciclagem e lixo zero, acabará sendo colocado aos serviços da queima sem critérios - vide o que já ocorre com os recicláveis recolhidos Brasil a fora pelos caminhões da coleta seletiva, que são gentilmente misturados ao lixo comum e cedidos às multinacionais que gerenciam os aterros sanitários. 
Raquel Macruz

Veja abaixo o artigo mencionado e também informações sobre o produto.

Equipamento transforma lixo hospitalar em comum


EVANDRO FADEL - O Estado de S.Paulo – 12.02.11

Um equipamento que promete transformar o lixo hospitalar em lixo comum, com benefícios ambientais e financeiros, foi apresentado ontem em Curitiba. Desenvolvido por uma empresa italiana, o Newster 10 tritura e esteriliza os materiais, reduzindo-os a uma espécie de serragem que pode ser colocada em aterros ou incinerada.
"Vem resolver um grande problema nosso", afirmou o diretor-presidente do Hospital Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná, José Lazarotto de Melo e Souza, onde o primeiro aparelho foi instalado. De pequeno porte, o hospital produz cerca de 8 mil quilos de lixo por mês.
Segundo o diretor comercial da Newster, Luciano Orlandi, a máquina é resultado de dez anos de estudos. No Paraná, onde a distribuidora Traadex conseguiu todas as licenças necessárias, a estimativa é de que cada aparelho custe cerca de R$ 220 mil, incluída a manutenção por dois anos.
O processo dura 30 minutos e o material tem redução de cerca de 70% no volume e de 30% no peso. A máquina tem capacidade de processar 30 quilos de lixo por hora.
A Rússia é hoje o principal mercado, com 120 máquinas, particularmente em razão de casos de tuberculose.
O esterilizador possui um rotor equipado com lâminas que desintegram e aquecem os resíduos por meio de impactos e atritos.

Newster 5

 Introdução sistema
sistema de esterilização e tratamento de resíduos hospitalares especiais potencialmente infectados
newster 10 - impianto di sterilizzazione e trattamento rifiuti ospedalieri infetti
ESTERILIZADOR NEWSTER 5



O esterilizador Newster 5 é um aparelho com alta automação, expressamente projetada para as unidades hospitalares de dimensões médio/pequeno, que permite obter a trituração refinada e a esterilização dos resíduos hospitalares especiais potencialmente infectados, tornando-os semelhantes aos resíduos urbanos (Código CER 200301) ou Combustível Derivado de Resíduos (Código CER 191210).
O resultado obtido deste processo,é um grânulo não reconhecível, desidratado, reduzido de volume (aprox. 75 %) e de peso (25/40% em razão do conteúdo de umidade do resíduo inicial a ser tratado).


A capacidade de tratamento dos resíduos do esterilizador Newster 5 é de 7 até 10 kg/ciclo, com uma duração de aprox. 30 minutos para cada ciclo de esterilização, para um total de aprox. 15 até 20 kg/hora.


A máquina é compacta, facilmente transportável e pode ser instalada em locais de tipo convencional mesmo de pequenas dimensões, desde que sejam equipados com arejação e tomada elétrica de potência adequada.
O esterilizador NEWSTER 5 é o fruto de uma avançada pesquisa, que desenvolveu cada detalhe técnico do sistema, dando particular atenção às condições ergonômicas ótimas, obtendo de tal modo custos aceitáveis na aquisição do sistema, come na sua gestão; com uma complexa vantagem econômica de relevância, se comparado com as soluções atualmente adotadas.
Resulta, além disso, é claro o enorme progresso em termos de segurança, em relação ao transporte para o escoamento final numa incineradora para urbanos, ou em termos da valorização do combustível derivado de resíduos ou em depósito de lixo autorizado.
Tudo isto, com uma documentação que é registrada automaticamente pela máquina em cada sua fase do ciclo de esterilização, permitindo aos Diretores Sanitários, responsáveis em primeira pessoa, di agir em total respeito das normas de Leis vigentes