o mosal

O MOSAL é um coletivo formado por pessoas e entidades de Florianópolis cujo objetivo é influir nas políticas públicas de saneamento básico, assim como promover a conscientização dos cidadãos através de ações e oficinas.
SANEAMENTO DESCENTRALIZADO
ESGOTAMENTO SANITÁRIO

RESÍDUOS SÓLIDOS

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lixo disfarçado de material reciclável é apreendido no Porto de Itajaí (SC)

Material mal cheiroso veio da Espanha e passou por vários portos antes de entrar no Brasil; empresa gaúcha foi a responsável pela importação

03 de setembro de 2011 | 1h 17
estadão.com.br

SÃO PAULO - Cerca de 60 toneladas de lixo, vindas da Espanha e distribuída em seis contêineres, entraram disfarçadamente no território brasileiro, nesta sexta-feira, 2, pelo Porto de Itajaí, em Santa Catarina.
Segundo a Receita Federal, que apreendeu o material e irá devolvê-lo para a Espanha, país de origem, nos documentos que chegaram à alfândega, consta que a carga é formada aparas de plástico - material reciclável.
Uma empresa uruguaia e uma gaúcha, de Farroupilha (RS), foram as responsáveis pela exportação e importação do lixo respectivamente. A empresa brasileira será multada. No meio do material mau cheiroso, foi encontrado o nome de uma empresa de reciclagem espanhola.
O lixo saiu de Valência, na Espanha, em 23 de julho, e passou também pelos portos de Livorno, Vado Ligure, Lisboa, Gênova, Barcelona, Rio de Janeiro, Santos, Buenos Aires e Montevidéu.