o mosal

O MOSAL é um coletivo formado por pessoas e entidades de Florianópolis cujo objetivo é influir nas políticas públicas de saneamento básico, assim como promover a conscientização dos cidadãos através de ações e oficinas.
SANEAMENTO DESCENTRALIZADO
ESGOTAMENTO SANITÁRIO

RESÍDUOS SÓLIDOS

sábado, 7 de janeiro de 2012

Sertão Mobiliza-se Pelo Direito de Construir Cisternas de Água, por Thiana Biondo

Publicado em janeiro 4, 2012 por HC
No dia 21 de dezembro, cerca de 10 mil moradores do Sertão brasileiro [1] cruzaram a ponte que liga Juazeiro, no estado da Bahia, a Petrolina, no estado de Pernambuco. Agricultores e agricultoras manifestavam-se a favor do convênio entre Governo e a organização Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA) [2], a qual lidera o projeto de criação de cisternas de placas para armazenamento e retenção de água pelos próprios beneficiários, na sub-região brasileira com maior problema de desertificação.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) havia anunciado que o repasse de R$120 milhões para o programa de construção de cisternas de placas não seria mais realizado. Como alternativa, o Governo iria oferecer cisternas de plástico que não condizem com realidade da população e que não seriam construídas pelos próprios cidadãos, mas “doadas” por governos estaduais e municipais. O convênio com a ASA, que existe há mais de uma década, teve sua continuidade ameaçada em finais de dezembro.
A mobilização social pressionou o Governo Federal a reverter a suspensão anunciada. No dia 23 de dezembro, representantes da ASA e do MDS reuniram-se e a continuação do convênio sem intermediação de governos municipais ou estaduais foi garantida pelo menos até abril de 2012. No próximo dia 03, ASA e MDS irão se reunir novamente.
Nas redes sociais, muito se foi discutindo nos últimos dias do porquê do problema em substituir o programa ASA por outro mais dependente das decisões das esferas do poder público local. No Twitter, o teólogo e escritor Leonardo Boff (@LeonardoBoff [4]comentou [5], numa série de tweets:
A ASA construiu centenas de cisternas e educou o povo a conviver com o semiarido. A Ministra vai introduzir cisternas de plastico, mexicanas. (…)
Abandona-se um projeto popular levado pelo proprio povo. Se triunfar fica claro o viés tecnocrático do Gov.Dilma sem diálogo (…)
veja texto na íntegra no link:
Contribuiu para este artigo Elisa Thiago [19].

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SUSTENTABILIDADE DO CRIME

SITUAÇÃO VEXATÓRIA E PREOCUPANTE DO BRASIL
Retomada de projetos idealizados durante a ditadura militar
Belo Monte - Energia Nuclear
Exploração e destruição implacável do meio ambiente
ESGOTO NÃO TRATADO= CRIME ECOLÓGICOO