o mosal

O MOSAL é um coletivo formado por pessoas e entidades de Florianópolis cujo objetivo é influir nas políticas públicas de saneamento básico, assim como promover a conscientização dos cidadãos através de ações e oficinas.
SANEAMENTO DESCENTRALIZADO
ESGOTAMENTO SANITÁRIO

RESÍDUOS SÓLIDOS

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ORA VEJAM SÓ!!!



1- TCU CONSIDERA O PREJUÍZO DA CASAN INJUSTIFICADO E INDICA A AUDITORIA
2- PRESO EX-DIRETOR TÉCNICO DA SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A) AURÉLIO CANCE JÚNIOR, EM CAMPINAS!
Mulher do prefeito lidera a quadrilha- SANASA- link



26 de maio de 2011
O parecer do relator Salomão Ribas Júnior relaciona 19 ressalvas sobre impropriedades ou irregularidades de órgãos, empresas estaduais. Determina a realização de auditorias na SC-Gás, onde ocorreram misteriosas mudanças no controle acionário e está sendo questionada a distribuição de lucros para apenas duas empresas, e também investigação na Casan, cujo balanço está sendo contestado.
O ex-presidente Walmor de Lucca chegou no auditório do Tribunal de Contas antes de iniciada a sessão. Não mediu as palavras. Declarou ao conselheiro Ribas Júnior que o balanço da Casan de 2010 tinha registrado um lucro de 32 milhões de reais e que, estranhamente, o balanço publicado pela nova Diretoria acusava um prejuízo de 11,5 milhões de reais. Foi além na denúncia: “Eu não assinei este balanço publicado na imprensa. Nem eu, nem vários diretores”. Não soube explicar a mudança dos números, alertando que o procedimento configura crime de falsidade ideológica.
Na origem da transformação do lucro em prejuízo estaria uma ação milionária que a Fucas, a Fundação Casan, criada em 1977 como entidade de assistência social sem fins lucrativos. A Fucas está requerendo na Justiça pagamento de juros de empréstimo que teria feito à Diretoria da Casan há mais de 10 anos, cobrando juros superiores a 2% ao mês. A dívida foi se avolumando e a Casan não a liquidou. A CPI da Casan na Assembléia considerou a dívida improcedente. Concluiu que a própria Casan transferia 4% do valor da folha para a Fundação, a título de manutenção do PAD-Programa de Auxílio Desemprego. O fruto desta poupança é que depois foi emprestado pela Fucas à própria Casan. A estatal perdeu em duas instâncias. Walmor de Lucca negou-se a admitir o débito, alegando que o Banco Central não reconhece a Fucas como instituição creditícia. E desconhece se o recurso ao STJ foi impetrado pela atual Diretoria.
O relatório considera o prejuízo da Casan injustificado e indica a auditoria. Em relação à SC-Gás, a auditoria deverá questionar até aspectos da concessão do serviço.
Postado por Moacir Pereira


PRESO EX-DIRETOR TÉCNICO DA SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A) AURÉLIO CANCE JÚNIOR, EM CAMPINAS! 

EP Campinas- quinta-feira, 26 de Maio de 2011

SANASA OFICIALIZA EXONERAÇÃO DE DIRETOR TÉCNICO SUSPEITO DE FRAUDE

Aurélio Cance Júnior está preso há seis dias; conselho já definiu substituto



O ex-diretor técnico da Sanasa, Aurélio Cance Júnior (foto), foi oficialmente exonerado do cargo na manhã desta quinta-feira (26), em uma reunião do Conselho de Administração. Ele está preso desde sexta-feira (20), quando a Corregedoria da Polícia Civil cumpriu 20 mandados de prisão temporária expedidos pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Campinas, Nelson Augusto Bernardes, a pedido do Ministério Público. A Promotoria investiga denúncias de supostas fraudes em contratos públicos da cidade.
Na segunda-feira (23), o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, anunciou em entrevista coletiva à imprensa que Cance Júnior seria exonerado e fez o pedido ao presidente da Sanasa, Lauro Péricles, mas a definição só foi confirmada nesta quinta-feira. Quem assume o cargo é o engenheiro Marco Antônio Santos, que é funcionário da empresa há 26 anos e trabalhava na gerência de distritos.
A exoneração de Aurélio Cance Junior deve ser publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial do município. A nomeação da nova diretoria e a homologação da exoneração deve ser feita na próxima segunda-feira (30), durante reunião do conselho.
E MAIS...http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,planilhas-mostram-rota-da-propina-em-campinas,724537,0.htm


domingo, 22 de maio de 2011

Projeto Anitápolis e o meio ambiente em risco


Projeto Anitápolis: segundo parecer técnico produzido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, poderá causar prejuízos graves e irreparáveis a essa bacia, atingindo, inclusive, a Lagoa de Mirim.

O "Projeto Anitápolis visa à produção de superfosfato simples (SSP), adubo contendo fosfato (P), com concomitante produção de ácido sulfúrico no local, utilizando enxofre a ser importado e transportado a partir do Porto de Imbituba." (Fonte: Parecer Técnico ao Ministério Público e à Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina., produzido pela Profª, Dra. Sônia Corina Hess) (grifei - lembram da ICC?)

Para o funcionamento da indústria projetada, "está previsto o consumo de 175 t/dia de madeira na IFC-ANITÁPOLIS. Por outro lado, apesar de descrever que há grandes empresas de reflorestamento atuando em Lages e região, o empreendedor não descreveu, com exatidão, as fontes de onde tal recurso natural deverá ser obtido (EIA IFC-ANITÁPOLIS, v. 7, p. 128).
veja mais em