o mosal

O MOSAL é um coletivo formado por pessoas e entidades de Florianópolis cujo objetivo é influir nas políticas públicas de saneamento básico, assim como promover a conscientização dos cidadãos através de ações e oficinas.
SANEAMENTO DESCENTRALIZADO
ESGOTAMENTO SANITÁRIO

RESÍDUOS SÓLIDOS

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CASAN perde processo contra MOSAL e mostra seu belo trabalho em Canasvieiras em 2016

A Casan processou o MOSAL  (na pessoa de Ataíde Silva) por conta de termos parodiado o nome da concessionária em evento internacional de surfe - WQS- na praia Mole em 2010, numa crítica ao desserviço realizado pela concessionária e tentativa de implantação de emissários submarinos na ilha de Florianópolis.
PERDEU!
Defesa brilhante e irreverente do advogado que nos defendeu -  Everton Balsimelli Staub - merece leitura! 
Veja a peça na íntegra no link que segue! Vale a pena!!!!

file:///C:/Users/Raquel/Documents/Parti%C3%A7%C3%A3o_3/Movimentos%20sociais/MOSAL/2016/2015_12_02_13_14_59-senten%C3%A7a-mosal.pdf




Ao som da chamada"Lançamento do Kikokô! Leve um Kikokô para sua casa hoje e ganhe um emissário em sua praia amanhã!", o MOSAL arrancou risos e aplausos na Praia Mole (2010) em duras críticas aos desserviços prestados pela concessionária das águas que atua no estado de SC.






KIKOKÔ
em 2010
PENSE BEM... com o nível de irresponsabilidade apresentado até hoje pela concessionária das águas em SC, o cocô - VISÍVEL e CHEIRADO hoje (2016) nas praias do norte da ilha e já em algumas do sul - pontos do Campeche e Armação, seria OCULTADO se arremessado para longe com os emissários, mascarando o problema que na realidade persistiria, pois em se tratando de respeito às leis ambientais e  segurança de saúde estamos pessimamente servidos com a lamentável atuação do nosso poder público e concessionária Casan!

EM 2016... CASAN continua seu exemplar desserviço à população e à natureza.
A população e os turistas com piriri agradecem...




Poluição de praia afasta turista de Florianópolis

Em Canasvieiras, visitantes usam máscaras para amenizar o mau cheiro do esgoto; surto de virose tem 50 registros por dia


Florianópolis - Faz 30°C na Praia de Canasvieiras, a principal do norte de Florianópolis. O mar está fresco e o céu límpido. Vendedores oferecem drinques e água de coco. Essa poderia ser a imagem das férias ideais, se não fosse um detalhe: turistas usando máscaras na tentativa de amenizar o mau cheiro.
Em um extremo da praia fica o Riacho Beatriz; no outro, o Rio do Brás. Ambos desembocam esgoto no mar. Entre eles estão os banhistas, vítimas de um surto de virose, que começou no dia 7.


Em um extremo da praia fica o Riacho Beatriz, e do outro, o Rio do Brás; ambos desembocam esgoto no mar
Em um extremo da praia fica o Riacho Beatriz, e do outro, o Rio do Brás; ambos desembocam esgoto no mar

Segundo a coordenação da Unidade de Pronto Atendimento do Norte da Ilha, nos primeiros três dias foram atendidas cerca de 400 pessoas com febre, náusea, vômito e diarreia. Atualmente, são 50 casos por dia. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) relatou que 70% das pessoas investigadas com sintomas da doença frequentaram praias do norte. Além de Canasvieiras, há casos em Ingleses, Ponta das Canas e Cachoeira do Bom Jesus.
Além de afetar a saúde, a poluição prejudicou o comércio. Sandra Petersen, de 58 anos, moradora do bairro há 16 e uma das fundadoras da associação SOS Canasvieiras, diz que pousadas antes disputadas agora estão vazias. Em uma delas lia-se num cartaz “bem-vindos à praia do esgoto a céu aberto”. O protesto foi retirado por pressão dos vizinhos, que temem maior debandada dos turistas.
A SOS Canasvieiras foi criada em 28 de março de 2010. Seu principal alvo é a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), denunciada pelo Ministério Público Federal por crime ambiental, justamente por ter uma estação que, em vez de tratar o esgoto, o despeja bruto no mar.
A Casan também foi denunciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que detectou no Rio Papaquara quantidades muito altas de fosfato, nitrogênio e coliformes fecais, o que comprova o vazamento. O resultado é o surgimento de algas e bactérias que consomem o oxigênio da água, causando a morte de outras espécies, além do risco à saúde. O Papaquara deságua na Estação Ecológica de Carijós, uma das maiores reservas ambientais do Estado, cujos cursos d’água estão conectados com a principal bacia hidrográfica de Santa Catarina, a do Rio Ratones.


Até pousadas protestaram contra a poluição nas praias catarinenses, mas há medo de aumentar debandada de turistas
Até pousadas protestaram contra a poluição nas praias catarinenses, mas há medo de aumentar debandada de turistas

A prefeitura de Florianópolis buscou amenizar a poluição ao obstruir o encontro do Brás, construindo uma barreira de areia, facilmente desfeita pela chuva. O resultado da contenção foi a contaminação das praias do oeste – Sambaqui e Cacupé, por onde o esgoto desaguou pelo Rio Ratones, após atingir Carijós.
Na semana passada, o Ministério Público Federal abriu um inquérito para apurar as irregularidades cometidas pela Casan. A Fundação do Meio Ambiente, órgão governamental, também é investigada por liberar licença para ampliação da estação de esgoto sem estudos de impacto ambiental. A prefeitura de Florianópolis promete notificar as duas nos próximos dias.
Futuro. No fim do ano passado, um dos maiores sites de viagens, o TripAdvisor, divulgou os destinos mais procurados pelos turistas no Brasil. Florianópolis ficou em 4.° lugar. Mas é possível que a cidade despenque desse ranking. Neste ano, o primeiro relatório de balneabilidade mostra que 28 das 42 praias da Ilha têm ao menos um ponto impróprio para banho.

Notícias do Dia- Transportado em caminhões, esgoto do Campeche também chega aos rios do Brás e Papaquara

ND-20-01-2016

Transportado em caminhões tanques, parte do esgoto bruto produzido por moradores e veranistas das praias do Sul da Ilha também é despejado diariamente no sobrecarregado sistema da Casan do Norte da Ilha. Estes efluentes são misturados ao material in natura das ligações clandestinas à rede de drenagem pluvial e contribuem para a poluição das águas dos rios Papaquara e do Brás e consequentemente, da praia de Canasvieiras.

 Veja mais em: http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/297049-transportado-em-caminhoes-esgoto-do-campeche-tambem-chega-aos-rios-do-bras-e-papaquara.html.