o mosal

O MOSAL é um coletivo formado por pessoas e entidades de Florianópolis cujo objetivo é influir nas políticas públicas de saneamento básico, assim como promover a conscientização dos cidadãos através de ações e oficinas.
SANEAMENTO DESCENTRALIZADO
ESGOTAMENTO SANITÁRIO

RESÍDUOS SÓLIDOS

segunda-feira, 23 de julho de 2012

I OFICINA DE SANEAMENTO ALTERNATIVO- MODELO DESCENTRALIZADO INTERESTADUAL


É com muita satisfação que compartilhamos aqui informações sobre a Oficina Popular de Saneamento Alternativo que o MOSAL realizou "fora de casa" pela 1a vez, em Londrina/PR, no dia 13.07.12, como uma atividade prática da XI Jornada de Agroecologia, evento nacional organizado pela VIA CAMPESINA. 
O público que participou da mesma, 20 pessoas, majoritariamente militantes jovens do MST e da VIA CAMPESINA, ligados às lides do campo, nos colocou em contato com um grupo-alvo da maior importância para nosso movimento que pretende inverter o rumo e a lógica do saneamento em nosso país. Reparem os gráficos retratando as avaliações que os participantes fizeram ao final da oficina.
Por pressuposto não descobrimos o "modelo de saneamento descentralizado", que se aplica tanto ao tratamento de esgotamento sanitário quanto para e tratamento de resíduos sólidos, mas sim, adaptamos uma forma genuína de retratar esse modelo teórico a um exercício prático que traduz seus princípios em cima de um território retratado em um mapa, geralmente o mapa da região na qual vivem os participantes, que é o melhor de tudo. O produto resultante desse tipo de oficina é uma coletânea de "projetos alternativos de saneamento" gerados pelos grupos de trabalho, produtos que podem servir de infinitas discussões nas comunidades sobre saneamento e seus temas conexos, como planejamento urbano, energia, egroecologia, gestão pública, etc...
Ecos mais que entusiasmados com as perspectivas abertas em Londrina,
Gert Schinke
Membro do MOSAL e monitor da oficina de Londrina



Nenhum comentário:

Postar um comentário