o mosal

O MOSAL é um coletivo formado por pessoas e entidades de Florianópolis cujo objetivo é influir nas políticas públicas de saneamento básico, assim como promover a conscientização dos cidadãos através de ações e oficinas.
SANEAMENTO DESCENTRALIZADO
ESGOTAMENTO SANITÁRIO

RESÍDUOS SÓLIDOS

segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval engajado! E a água verte.... Até quando?



Tradicional bloco Onodi, do Campeche, reúne cerca de 4 mil pessoas no domingo de Carnaval (6)

Bloco é um dos mais tradicionais de Florianópolis e garantiu diversão para as crianças com desfile do boi de mamão

Carol Macário
@carolmacario_nd
FLORIANÓPOLIS


Fernando Mendes / ND

Largada do bloco Onodi, no Campeche
Tudo começou como uma brincadeira entre oito amigos que há 14 anos queriam trazer diversão para o bairro Campeche, no Sul da Ilha. Hoje, o bloco Onodi (para quem não entende o “manezês”: eu não dei), entrou para o calendário oficial de Florianópolis e reúne todo o domingo de Carnaval moradores da comunidade do Campeche e de outros bairros.
A largada é sempre na igrejinha da Rua da Capela. Antes da partida, às 17h, cerca de 4 mil foliões já se reuniam para confraternizar e fazer os últimos retoques nas fantasias. Um grupo de Boi de Mamão, tema do desfile do bloco este ano, foi abrindo passagem pela av. Campeche. Bernunça,  maricota, urso,boi e cabra fizeram a alegria da criançada, que seguiram brincando com os personagens durante todo  o percurso do bloco. “O objetivo do Onodi é preservar os valores culturais e folclóricos do interior da Ilha e trazer diversão para o bairro”, disse um dos fundadores do bloco, o servidor público e professor Paulo Riccione, 54.
O morador David Martins, 25, todo ano participa do desfile do  Onodi e este ano trouxe o filho de quatro anos, Vicente Martins, para acompanhá-lo. “Este bloco é legal porque é bem familiar e as crianças também aproveitam”, disse Martins. A família de João e Alexandra Bento também veio em peso para curtir o carnaval da comunidade. “Gosto de ver a bernunça”, disse o mais velho dos três filhos, Kauê Martins, 6.
Da Rua da Capela, o bloco Onodi seguiu pela av. Campeche cerca de 800 metros e depois retornou para o mesmo local, onde garantiu diversão até às 22h tocando as inesquecíveis marchinhas de Carnaval como “Cabeleira do Zezé”,  “Bandeira Branca” e “O Teu Cabelo não  Nega”. 

Fernando Mendes / ND

Boi de Mamão fez  a alegria das crianças
Fernando Mendes / ND

Bloco Onodi é tradicional no bairro Campeche
Desfile de conscientização
O jovem Luiz Gabriel Vasconcelos, 19, aproveitou o desfile do bloco Onodi, no Campeche, no domingo de carnaval (6) para conscientizar moradores e visitantes da importância da água. Com um balde na cabeça e um cartaz nas mãos, alertou a todos sobre os  riscos da urbanização desordenada para o  lençol freático da região.

Fernando Mendes

Folião aproveita a festa para conscientizar sobre riscos do rebaixamento do lençol freático no Campeche

Nenhum comentário:

Postar um comentário