o mosal

O MOSAL é um coletivo formado por pessoas e entidades de Florianópolis cujo objetivo é influir nas políticas públicas de saneamento básico, assim como promover a conscientização dos cidadãos através de ações e oficinas.
SANEAMENTO DESCENTRALIZADO
ESGOTAMENTO SANITÁRIO

RESÍDUOS SÓLIDOS

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Em defesa das baías - por Gert Schinke





EM DEFESA DAS BAÍAS – NÃO A OSX !!!
O INMMAR – Instituto Para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima, entidade que funciona há mais de dez anos em Florianópolis, desenvolve atividades de cunho cultural e científicas voltadas à consciência ecológica em torno da defesa das riquezas e beleza paisagística da nossa costa marítima, questões que a instalação do estaleiro OSX ameaçará, caso seja instalado.
A razão de existir esse projeto, é “cesta de facilidades” oferecidas pelos governos nos três níveis: municipal de Biguaçu, estadual e federal, na forma de diferentes tipos de subsídios fiscais e legais, por via de alteração de zoneamento urbano em Biguaçu, incentivos fiscais de toda ordem, e crédito inesgotável por parte do BNDES. É de notório conhecimento público que sob o olhar estrito do “plano de negócio” do grupo empresarial que pretende implementar o projeto, há outras alternativas locacionais mais rentáveis e que, do ponto de vista logístico, oferecem maiores vantagens econômico/financeiras. Portanto, além da suposta intenção empresarial, há uma combinação de fatores políticos que procura atrair o empreendimento para Biguaçu, a despeito de todas as evidências que apontam as dificuldades para tanto: desrespeito às UCs já existentes no entorno, agressão à fauna e flora costeira e marítima, além dos demais impactos sociais, paisagísticos e culturais em toda região metropolitana. Trata-se de um tipo de “indústria pesada” muito poluidora.
Por outro lado, a empresa OSX aproveita-se da especulação gerada em torno da descoberta de petróleo na camada do pré-sal, fator que acelera e incrementa exponencialmente a extração e uso de hidrocarbonetos, justo a energia fóssil que o mundo precisa dispensar urgentemente para inverter o efeito estufa que promove as mudanças climáticas percebidas no planeta inteiro.
Na esteira dos mega-investimentos em equipamentos navais que serão contratados pela PETROBRAS para a exploração do pré-sal, resultado da atual política do governo federal, o estaleiro OSX se coloca na contramarcha da história, que hoje, mais do que nunca, e de forma urgentíssima, necessita o incremento do uso de energias alternativas – solar, fotovoltaica e de biomassa ecologicamente produzida. Só há um claro ganhador nessa macabra equação – a empresa OSX e seus acionistas. Virtualmente, os atores políticos que lhes emprestam apoio.
O INMMAR soma-se ao Movimento Em Defesa das Baías de Florianópolis na perspectiva de fortalecer uma abordagem mais ampla e de longo prazo na defesa das mesmas, propondo o TOMBAMENTO PAISAGÍSTICO-CULTURAL DAS BAÍAS,  essa imensa área marítima encravada em meio à região metropolitana e que empresta com suas fantásticas qualidades naturais, a moldura que caracteriza a beleza cênica de toda a região – referência cultural e base da vocação econômica de Florianópolis. É uma forma de “blindá-la” a ameaças como essa do estaleiro.
NÃO A OSX É DEFENDER O FUTURO DAS BAÍAS DE FLORIANÓPOLIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário