o mosal

O MOSAL é um coletivo formado por pessoas e entidades de Florianópolis cujo objetivo é influir nas políticas públicas de saneamento básico, assim como promover a conscientização dos cidadãos através de ações e oficinas.
SANEAMENTO DESCENTRALIZADO
ESGOTAMENTO SANITÁRIO

RESÍDUOS SÓLIDOS

sábado, 6 de novembro de 2010

Nós temos proposta concreta

Nós temos proposta concreta

Na busca de expandir a proposta e aprimorar a compreensão sobre o modelo de tratamento descentralizado de esgotos, o MOSAL realizou duas oficinas populares até o momento: no Campeche, em 26.09.09, e em Ingleses, em 28.11.09. O mapa acima à direita retrata o resultado produzido pelos seis grupos de trabalho que reuniram ao todo 100 pessoas na I Oficina. Ele evidencia a clara diferença entre o modelo centralizado projetado e que está sendo implantado pela CASAN (mapa à esquerda) - contando com recursos do PAC e de vultosos empréstimos externos, e o modelo prospectado pela comunidade, descentralizado, que respeita as micro-bacias hidrográficas e os demais condicionantes sociais e ecológicos. Outra conclusão que ele ressalta, além da apontada, é que o “argumento técnico” no qual se escuda o trio PMF-CASAN-PAC, é falacioso, não resiste à comparação com o modelo descentralizado. Fica claro que não são “quesitos técnicos”, mas sim opções políticas e interesses econômicos que orientam essa conduta. É sempre bom lembrar que a companhia divide generosas bonificações sobre lucros a seus diretores e gasta milhões em “propaganda institucional” na grande mídia - imoralidades diante da situação em que se encontra o saneamento em nosso Estado e na ilha da magia, dando a impressão que há dinheiro sobrando. Ao divulgar e criticar essas coisas, o MOSAL incomoda a CASAN, seus parceiros e todos aqueles que direta ou indiretamente se beneficiam com esse desastroso esquema. Mas o MOSAL não só critica - apresenta propostas.

Um comentário:

  1. Parabéns equipe do Mosal, é isso aí! As mídias devem ser utilizadas para nosso benefício, na divulgação de temas tão relevantes como o Mosal!
    Abraço e desde já declaro meio apoio na divulgação desde importante veículo de comunicação!
    Saudações.

    ResponderExcluir